quarta-feira, 4 de junho de 2008

Iris



As iris são plantas antigas de jardim que já eram cultivadas na Asia muito antes do nascimento de Cristo. Existem dois grupos - as que crescem a partir de rizomas, (caules grossos, subterrâneos), são aquelas que estão na postagem anterior, e, as que se desenvolvem a partir de bolbos, como estas que trago hoje.

Há muitas variedades, onde se podem encontrar, ainda, uns hibridos que se cultivam a partir de sementes ou de plântulas compradas em viveiro.

Também temos iris que gostam de terrenos alagadiços ou mesmo debaixo de água.

Estas, aqui, são as iris holandesas que me alegram o jardim logo no principio da primavera.

Juntei-lhes uns pés de amores perfeitos e uma hebe que é a habitante permanente deste pequeno espaço.

3 comentários:

Unknown disse...

A minha mãe tem-nos lá no jardim dela.. Tão lindos!!

Judite Pitta disse...

E eu que só conhecia a IRIS do olho. Quanta ignorância, meu Deus!
Tens um desafio no meu Sedas e Afins. Passa por lá. Bjinhos

vieira calado disse...

A ignorância. Eu chamava-lhes lírios...
O brigado pela visita ao meu blog.
Bom fim de semana, amiga.