domingo, 30 de março de 2008

Frésias

Encheram de côr o jardim!
As taças ficaram lindas com o seu amarelo dourado!
Mas estão a chegar ao fim do seu tempo e começam a deixar cair as pétalas.
Para a próxima primavera voltarão com todo o seu colorido, brancas, amarelas, roxas, matisadas, cremes....
Vim desejar uma boa semana com a alegria da Primavera!

quinta-feira, 20 de março de 2008

DESPEDIDA



Como não vou estar disponível, por estes dias, resolvi colocar esta mensagem antecipada de 24 horas mas, mesmo assim, apropriada ao dia de hoje, pelo menos aqui pelo Algarve.


Aproveito para desejar, a todos, um bom fim de semana com uma mesa repleta de coisinhas doces.






Despediu-se!


Foi embora!


Disse adeus.

Do céu caíam grossas lágrimas, as nuvens cinzentas acumulavam-se tristes por esta partida e, ouvia-se ao longe, o som dos anjos a jogar à bola.



Tive pena, também, por vê-lo partir mas, compreendi que assim tinha de ser, estava estipulado pelo calendário e pelos desígnios astrais.


É obrigatório ir nesta data.


Voltaremos a estar juntos lá para o final do ano; daremos longos passeios à beira-mar e junto ao calor da lareira teremos o mesmo livro no regaço.


Despedimo-nos até Dezembro!




É chegada a PRIMAVERA!!

sábado, 15 de março de 2008





Numa calma tarde desta primavera que, a medo, se vai instalando entre nós, resolvi ir ver como estavam as flores campestres caminhando, principalmente, pela estrada que nos leva ao Cabo de S.Vicente, onde poderia encontrar a flora autóctona desta região.
Fiquei deslumbrada! Vi o rosmaninho todo florido, embora pequeno, rasteiro, que o vento não o deixa crescer muito; goelas de lobo silvestres (coelhinhos) ,que são raras;

o chorão que se está a tornar uma invasora , com a sua flor amarela e tantas outras. Mais, na zona urbana, encantei-me com as papoulas, os malmequeres,a borragem e as flores das malvas,

além da erva azeda que, embora a flor já se encontrasse fechada naquela hora da tarde, não deixava de colorir o espaço que ocupava com o seu amarelo tão bonito.

Foi um belo passeio!

Deixo-vos as fotos e a singeleza da quadra popular:

Papoilas que o vento agita

Não me canso de vos ver

Há lá coisa mais bonita

Que ser simples sem saber.

segunda-feira, 10 de março de 2008

CLIVIAS

Fico extremamente feliz quando o resultado de tentavivas várias aparece por fim positivo.
Moro num local onde praticamente o vento norte é constante, à beira-mar, com um grande grau de salinidade e onde o sueste, de vez em quando, vem queimar tudo o que é verde tornando as árvores e a vegetação em geral em espectros tristes e de aspecto ressequido.
Mas, a mãe Natureza também é pródiga nas suas benesses e sabe recompensar quem se dedica com persistência e amor à obtenção de algo de que gosta.
Ao fim de algumas experiências de põe aqui, põe acolá, consegui este lindo canteiro de clivias que é todo o meu orgulho.
Uma boa Primavera!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Malvas ou Sardinheiras


Tenho vários espécies de malvas, também conhecidas por sardinheiras,gerâneos
e pelárgoneos, mas todas elas de fácil cultivo e com vários aromas, como por exemplo o p. crispum tem aroma de laranja e a folhagem arredondada e miúda, já o p.odorantissimum tem o aroma de maçã com a folhagem muito rendilhada e comprida.
Sabe-se que quase todas são oriundas do Cabo da Boa Esperança.

No sec.XIX a industria francesa de perfumaria reconheceu o seu potencial aromático mas, desde o séc.XVII, que a Grã-Bretanha desfrutava do prazer de ter estas flores nos seus jardins e que no inverno as damas vitorianas colocavam vasos nas salas para perfumarem o ambiente quando roçavam as suas saias compridas por elas.

No entanto, esta que aqui mostro tem a minha preferência. As suas folhas são bastante perfumadas numa mistura de rosas e menta e as flores fazem lembrar amores perfeitos.Quando está toda florida, o que acontece duas vezes por ano, é o encanto de todos os olhares.

Como a maior parte das plantas aromáticas pode ser usada em culinária, tanto as folhas como as flores.

Amemos as nossas sardinheiras!