sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mau Tempo








Pelo S.Vicente ou atrás ou à frente”

Nesta terra de mouras encantadas e onde se espera a vinda de D.Sebastião, num dia de nevoeiro, o Inverno é, normalmente, uma estação agradável com temperaturas amenas, sem vento e sem grandes oscilações térmicas. A temperatura mínina não desce muito e a máxima está quase sempre entre os 18 e os 15º C., o que não tem acontecido este ano.

O dia de S.Vicente, padroeiro do Concelho, é celebrado no dia 22 deste mês. Mas, dizem os antigos, que há sempre vendaval por estas datas.
Daí o ditado: “Pelo S.Vicente ou atrás ou à frente”.
No entanto, este ano, tem feito mau tempo, antes, durante e depois. A tradição já não é o que era.

O Farol do Cabo de S.Vicente está envolto em nevoeiro, mas não me parece que o D.Sebastião apareça e o mau tempo não me permite dar os meus longos passeios na esperança de ver as mouras encantadas.

Assim, vou captando algumas imagens dos terrenos ensopados por uma chuva miudinha que molha, é verdade, mas não chega para encher as barragens.

barragem da Bravura

1 comentário:

literatura disse...

Olá Amiga Benó!
Parabéns pela sua postagem. O tema é-me muito querido. Bem como o ditado, que achei muito interessante, pois não o conhecia. Ainda ligou o Rei D.Sebastião ao nevoeiro, um mito que ainda perdura na memória de todos.
Também sou um grande admirador de histórias acerca de mouras. Pois o rio Mira e o castelo Odemira, no meu tempo de adolescente, ainda eram motivo de muitas histórias de muoras.
Desejo-lhe um bom fim de semana.

Um abraço amigo.

Até breve.
Noribal