sábado, 5 de março de 2016

Granizo

                                                                                                         foto da net

O frio chegou e sem convite escrito ou verbal entrou nas casas do povoado, sentou-se à mesa para aguardar que lhe seja servida uma tigela de caldo bem quente.
À noite, sorrateiramente, irá enfiar-se nas camas frias, entre as mantas esburacadas, camas de um corpo só, mas onde cabem dois ou três que se aconchegam, se abraçam, medrosos do escuro da noite. Quando um se vira, viram-se todos ao mesmo tempo, para não caírem para o chão húmido o que seria uma razão para começarem numa risota difícil de parar. Muitas vezes, é essa risota, que se sobrepõe ao barulho da barriga vazia, que os faz adormecer, corpos bem juntinhos uns aos outros, no aconchego dum único abraço.
O frio chegou e trouxe o granizo que se amontoa nas ruas, junto às portas, nos parapeitos das janelas, cobrindo tudo de branco como a cal com que se envaidecem as casas dos montes. Pequenas bolas, mais pequenas que os berlindes com que a rapaziada brinca, que queimam as mãos, queimam as poucas couves que ainda sobrevivem na horta, as favas, as ervilhas que pouco a pouco  a terra dura, apertada, seca pela longa estiagem, vai oferendo.
Aos poucos, essas pequenas bolas que tudo queimam transformar-se-ão em água que correrá ladeira abaixo formando uma pocinha aqui, outra pocinha ali, bebedouros de aves e de animais noturnos,

O frio chegou.
São precisos cavacos para acender o fogo.


texto de Benó escrito num dia frio deste inverno

 

8 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Por aqui hoje esteve um ventinho gélido.
Um abraço e bom Domingo

luisa disse...

Frio, pobreza, desconforto... Ainda assim, o riso que combate a fome. Há vidas assim.

Graça Sampaio disse...

Bom, a frase final merece um prémio!! Cavacos para a lareira... Eu tinha mandado um há muito, muito tempo...

Beijinhos, Benó!

Miss Smile disse...

Um texto muito bem escrito que descreve na perfeição o que pode ser o inverno para quem não tem recursos e abrigos decentes. O inverno pode ser muito, muito duro.
Valha-nos a primavera que está quase à porta :)

Um beijinho, Benó

Catarina disse...

O granizo e o seu ar desolador...

manuela baptista disse...

o lado gelado da vida


um abraço, Benó

Justine disse...

O teu texto aqueceu-me a "alma" neste fim de tarde gélida!
Um beijo

Ana Freire disse...

Um belíssimo texto, Benó!
E confesso que subscrevo acima, o comentário da Graça Sampaio!... Dedicado a quem rebentou com a agricultura, e as pescas deste país... e deixou bem mais gente, à fome...
Beijinhos! Boa semana!
Ana